Cores


Já Imaginou o mundo sem cores?


...é nesse momento que observamos o quanto as cores são importantes em nossas vidas. Elas expressam nossos sentimentos, da alegria como o amarelo ao preto do luto...

Sabe-se bem pelos psicólogos a influência emocional que desencadeiam as cores no espírito humano. As respostas emocionais variam enormemente dependendo da cor e da intensidade desta, assim como das diferentes combinações de cores que se podem dar. 

Normalmente cada cor individual leva associado um conjunto de emoções e associações de idéias que lhes são "próprias". Há que destacar que estas emoções associadas correspondem à cultura ocidental, já que em outras culturas as cores podem expressar sentimentos totalmente opostos aos acima indicados (por exemplo, no Japão a cor branca simboliza a morte). 

As sensações que produzem as cores dependem de fatores culturais e ambientais, e muitas vezes dos próprios prejuízos do usuário. Ademais há que somar a isto que nem todas as pessoas vêem as cores da mesma forma, já que há pessoas que só podem ver bem a gama azul / laranja, outros o vermelho / verde e outras degeneram o branco / preto. Inclusive se percebem as cores de forma diferente com o olho direito que com esquerdo. 


Vamos estudar a seguir as propriedades psicológicas das principais cores e suas combinações mais acertadas. 







Vermelho...


O vermelho é a única cor brilhante de verdade e pura em sua composição. É exultante e agressiva. É o símbolo da paixão ardente e desenfreada, da sexualidade e do erotismo. É uma cor cálida associada com o sol e o calor, de tal maneira que é possível se sentir mais aquecido em um ambiente pintado de vermelho, embora objetivamente a temperatura não tenha variado. Seu nome procede do latim "russus". 




O vermelho é a cor do sangue, da paixão, da força bruta e do fogo. Utiliza-se nas festas do Espírito Santo, iluminando a chama do amor divino, e nas festas de Semana Santa e Pentecostes. 




Cor fundamental, ligada ao princípio da vida, sugere vitalidade, entusiasmo, paixão, agitação, força, sexo, calor, fogo, sangue, amor, audácia, valor, coragem, cólera, crueldade, intensidade e virilidade, estando associado com sentimentos enérgicos, com a excitação apaixonada ou erótica. É a cor mais sensual de todo o círculo cromático. 




Também sugere alarme, perigo, violência, ira e aborrecimento. Muitos animais e plantas usam o vermelho para indicar sua periculosidade, e o homem o utiliza em todo tipo de indicações de proibição e perigo. 








O vermelho é uma cor controvertida, podendo ser atrativa e sedutora como uns lábios de mulher pintados lábios de mulher pintados ou desencadear nojo ou enjôo, como quando se contempla uma poça de sangue. 




Em uma composição pode ser usado para chamar a atenção, para incitar uma ação ou para marcar os elementos mais importantes de uma composição ou página web, porém quando é usado em grande quantidade cansa a vista em excesso. 



Um problema associado ao uso da cor vermelha é a má gradação que oferece, já que ao modificar suas propriedades vamos obtendo cores rosadas, pouco aptas para seu uso na web. 




Uma possível solução a este problema é deslocarmos no círculo cromático para os violetas ou para os laranjas, ou seja, usar o vermelho como centro da gama e completar esta com suas cores análogas. 


Outra boa forma é combinar o vermelho cinza e com as cores de sua tríade. Quanto ao seu complementar, o verde, embora contraste muito bem com ele, juntos não criam um efeito visual adequado. 





Verde...



O verde é a cor mais tranqüila e sedativa de todas. É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. Seu nome deriva do latim "viridis" (que tem seiva). 


Está associado a conceitos como Natureza, saúde, dinheiro, frescor, crescimento, abundancia, fertilidade, plantas, bosques, vegetação, primavera, frescor, esmeralda, honra, cortesia, civismo e vigor. O verde que tende ao amarelo cobra força ativa e soleada; se nele predominar o azul será mais sombrio e sofisticado. 




Significa a esperança, os bens que hão de vir, o desejo de vida eterna. É a cor própria do ano eclesiástico e de grande número de festas, assim como de certos domingos antes de Pentecostes. 




Sua paleta de variações é rica em cores aproveitáveis para o design gráfico e a web. 



Dizem que é a cor mais descansada para o olho humano e que tem poder de cura ( será por isso que o uniforme dos cirurgiões são verdes?). 



É uma cor contraditória, pois a muitas pessoas lhes influi um caráter desagradável, enquanto qu a outras lhes sugere mais paixão que o vermelho. 




Nas composições gráficas e páginas web dá um bom jogo. Seus degrades são bons e suas variações de tons também, formando gamas apropriadas para desenho. 




Seu complementar é o vermelho e, embora contrastem muito bem, não costumam fazer boa combinação. Com seus análogos e sua tríade é possível obter paletas aceitáveis para uma página web. 





Azul... 

cor azul é o símbolo da profundidade. Imaterial e fria, suscita uma predisposição...





favorável. A sensação de placidez que provoca o azul é distinta da calma ou repouso terrestres, próprios do verde. 


É uma cor reservada e entra dentro das cores frias. Expressa harmonia, amizade, fidelidade, serenidade, sossego, verdade, dignidade, confiança, masculinidade, sensualidade e comodidade. Seu nome é de origem incerta, porém parece que procede do sânscrito "rajavarta" (cacheado do rei). 


Esta cor se associa com o céu, o mar e o ar. O azul claro pode sugerir otimismo. Quanto mais se clarifica mais perde atração e se torna indiferente e vazio. Quanto mais se escurece mais atrai para o infinito. Possui também a virtude de criar a ilusão óptica de retroceder. 




É a cor do céu sem nuvens, sem ameaças, onde voam as aves com liberdade, da água cristalina, fonte de vida para animais e plantas, da Terra, nosso belo planeta azul. 


Está associado a conceitos como seriedade, compromisso, lealdade, justiça e fidelidade, porém também pode expressar melancolia, tristeza, passividade e depressão. 




Se for muito pálido pode inspirar frescor e incluso frio. Se for intermediário, dá a sensação de elegância, de frescor. Se for escuro dá a sensação de espiritualidade, de seriedade, de responsabilidade. 


O azul é uma cor que oferece muitas possibilidades nas composições gráficas em geral e nas páginas web em concreto. É utilizado amplamente como cor corporativa, pela seriedade e confiança que inspira, e admite bons degrades, podendo ser a cor dominante em uma página. 



Combina muito bem com seu complementar, o laranja, e com as variações deste, sendo típicos os fundos azuis com textos laranjas, sobretudo em dintéis com logotipo. 


Também oferece uma boa gama de análogos e faz bons jogos com as cores de sua tríade. 



É uma cor que influencia sobre o apetite, diminuindo este, certamente porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isso não é aconselhável seu uso para uma página sobre receitas de cozinha ou produtos alimentícios. 




*Cores e estampas

Mudar a cor das paredes ou o tecido que reveste os móveis é um jeito eficiente de trazer novos ares para a casa. Se o difícil é escolher a melhor combinação de tons e estampas, esta aula vai te ajudar sobre cores 



Quando olhamos aqueles catálogos imensos de cores, a gente pensa: “E agora? O que é que eu escolho?



Um consolo: é assim com todo mundo. Então, antes de olhar o catálogo dos fabricantes, sua tarefa de hoje é se aprofundar um pouco na teoria das cores. 


Cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Talvez você já esteja cansado de saber que essas cores, misturadas geram várias outras... Mas o dado novo que você precisa aprender é que juntas elas formam puro contraste e dão um efeito forte, mas cansativo aos olhos. 


Cores secundárias: verde, laranja e violeta. Elas são feitas a partir da mistura de duas primárias (amarelo + azul = verde, amarelo + vermelho = laranja, azul + vermelho = violeta. Todas juntas, ou duas a duas, as secundárias resultam em uma combinação vibrante e harmônica. 


Cores terciárias: a maioria das matizes existentes na natureza pertencem a essa categoria. Elas resulta. da união de uma primária com uma ou mais secundárias. Três dessas misturas – amarelo-verde, verde-azul e azul-violeta – fazem uma bela composição. Repare a partir de agora como elas estão presentes em vários ambientes que parecem harmônicos para você. 


Cores complementares: olhando no disco de cores, as complementares estão sempre diametralmente opostas, por exemplo o vermelho e o verde ou o laranja e o azul ou o roxo e o amarelo. Se você quer um contraste máximo, aposte nelas. 


Saturação: é o grau de pureza de uma matiz. Quanto mais pura (ou seja, mais saturada), mais viva é uma cor. As cítricas, por exemplo, são muito saturadas, e podem cansar a visão. Os tons pastéis, ao contrário, são pouco saturados – normalmente são indicados para ambientes em que você quer tranqüilidade. 




Cores quentes e frias 

As cores quentes são o amarelo, vermelho, laranja, marrons e ocres. Entre os tons frios, azuis, verdes, violetas e cinzas. Essa definição tem a ver com a sensação que cada uma delas traz. E isso acontece graças à atuação das ondas eletromagnéticas sobre nosso sistema nervoso. Pessoas expostas por um longo período às cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, marrons e ocres) têm a circulação estimulada, o que provoca um ligeiro aumento da temperatura do corpo. Já nos tons frios (azuis, verdes, violetas e cinzas) a reação é contrária. Por isso é tão importante escolher criteriosamente as cores de uma casa, cuidando para que haja alguma diversidade de matizes – assim, o olho não se cansa. 


Efetivamente, as cores quentes parecem aquecer o ambiente. Podem, por isso, serem indicadas para áreas de refeição e local onde recebemos amigos. As frias trazem calma, tranqüilidade: normalmente são usadas em quartos e banheiros. Mas isso não é uma regra. Veja na lição O poder das cores, os efeitos que cada uma tem sobre você.


o Por onde começar a escolha?

Agora que você já conhece a teoria das cores e sabe, por exemplo, quais trazem contraste, quais são harmônicas, etc, tem uma nova tarefa: observar cada ambiente e, depois, cada parede desse ambiente e se perguntar qual efeito pretende criar. Um roteiro que pode te ajudar:



Analise a função do cômodo. O espaço serve para o relaxamento? É um local para receber amigos? É um escritório onde receberá seus clientes? A função do ambiente normalmente trará consigo um tom que lhe caberá melhor. Quartos, normalmente, pedem um tom menos saturado. Você não gosta de tons pastéis? Tudo bem. Pode deixar na parede atrás da cabeceira da cama (que normalmente é aquela que dá para a porta) um tom mais forte. Assim, ao entrar no quarto, você sente uma maior energia. A parede oposta, que é aquela para a qual você costuma olhar quando se deita, pode ter uma cor mais tranqüila. Ambientes preparados para receber os amigos pedem cores mais quentes, porém se usar muitos objetos com cor saturada, você vai deixar os convidados muito cansados. Uma única parede de cor saturada, que não fique no ângulo de visão de quem está conversando, pode ser uma boa pedida. 



Quando falamos de cor, não nos referimos apenas de paredes. Portanto, ao pensar em tons, tente incluir também os móveis nessa brincadeira. Um pufe colorido, almofadas coloridas, quadros... Claro que se você quiser ousar, o melhor é ousar na parede pois quando você se cansar, basta passar duas demãos de tinta e, pronto, tudo fica renovado. Sofás, tapetes e cortinas que são peças grandes podem ter um tom mais neutro e os acessórios podem ser mais chamativos. Isso também não é regra: trata-se apenas de um conselho para quem está começando agora nesse difícil mundo da combinação de cores. Os iniciados podem, e devem. 



o Como a cor muda o ambiente?


Você já deve ter sentido isso: pinta um cômodo com cor mais escura do que antes e ele fica parecendo menor. Sim, a cor tem essa capacidade. Quem mora em apartamento pequeno, então, deve pensar: vou pintar tudo de branco...Hum...também não é assim. Usar tons claros é o mais recomendado para fazer o ambiente parecer mais espaçoso, mas deixar tudo branco pode criar a sensação de ambiente frio. Muitas vezes, por mais incoerente que pareça, o branco total acaba combinando muito mais com salas espaçosas e móveis modernos. Use a cor em seu favor, criando efeitos. Algumas orientações:




Se a sala for muito comprida, criando uma sensação estranha de sala-corredor, você pode aproximar as paredes menores pintando uma delas com tom mais escuro que as demais. 




Apartamentos antigos, com pé-direito alto, podem ter o forro pintado com uma cor mais escura que as paredes. Isso faz o ambiente ganhar aconchego – em quartos é um ótimo recurso. Apartamentos mais novos, com pé direito de 2,60 m pedem pé-direito na cor branco ou creme. 




Você tem uma coluna bem no canto da sala? Ao invés de escondê-la, ressalte-a com tons mais fortes do que o resto das paredes. 




o O poder das cores

Depois de ler as lições anteriores, você já sabe: quer tons quentes na sala, mas...ainda não sabe se escolhe o vermelho ou amarelo. No quarto, quer um tom pastel, mas...está em dúvida entre o lilás e o bege. Chegou a hora, então, de refinar a escolha. E, nesse passo, talvez seja o caso de apelar para as influencias que as cores provocam em nosso estado emocional:



Violeta: está associada à intuição e espiritualidade. Em tons muito fortes, pode agravar o estado depressivo. Em tons claros, acalma e aconchega. É próprio para lugares de meditação. 




Verde: situada na fronteira entre o quente e o frio, representa a esperança e a abundância. É a cor do equilíbrio: não agita nem relaxa demais. Estimula o silêncio e pode amenizar o stress. 




Azul: encabeça o rol das cores frias. Tranqüiliza os ânimos e favorece a amabilidade, a paciência e a serenidade. Em tons suaves, acalma. Mas cuidado com os azuis muito intensos e com os ambientes monocromáticos, que levam à introspecção – situação não recomendada para pessoas depressivas. 




Amarelo: alegre, espontâneo e divertido, o amarelo está ligado à criatividade. Ativa o raciocínio e a comunicação, o que torna uma boa opção em espaços onde se depende de atividades mais cerebrais: escritórios, cantos de estudo, bibliotecas. No estar, deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas. 




Laranja 




Aconchegante, estimula o otimismo, a generosidade e o entusiasmo, ajudando a levantar o astral. Age sobre o sistema digestivo, despertando o apetite. Uma boa cor para a sala de refeição. 




Vermelho 




A cor do fogo é também o tom das emoções. Desperta a sexualidade e, em alguns casos, pode fazer aflorar a agressividade. Em casa, o ideal são as pequenas doses. Em excesso, torna-se irritante. 




Preto 




Expressa um sentimento universal de agressividade, sinalizando sensações de distância e isolamento. Por sua sobriedade, não é raro encontrá-lo em ambientes masculinos. Se estiver presente em detalhes, e não em grandes áreas, é muito sofisticado. 




Branco 




No ocidente, simboliza a paz e a pureza. No Oriente, o luto. Produz uma sensação de limpeza, frescor e claridade. Um espaço totalmente branco, porém, torna-se monótono e hostil, levando à disposição.


o Como combinar estampas?


São elas, as estampas, que vão deixar o seu ambiente personalizado. Uma orientação é infalível: quando usar dois tipos diferentes de estampas, cuide para que elas tenham uma ou duas cores em comum. Quanto mais tons semelhantes, mais harmoniosa ficará a composição. Assim, se você tem almofadas floridas com um fundo rosa, a mesma cor pode estar na almofada listrada ao lado. Há outras regras simples:


• Some xadrez, floral e listrado e o resultado será feliz, desde que, como já foi dito, mantenha-se um padrão de cor. Jogar com tons variados resultaria em um ambiente mais criativo, mas isso é tarefa para profissionais. 



• Para conferir a harmonia de cor e estampa e perceber a variedade de tramas, monte sua cartela de tecidos. Com exceção de alguns produtos caríssimos, as lojas oferecem retalhinhos para os clientes. Colocando-os lado a lado você tem uma noção sobre o efeito que causam. 


• Atenção às proporções: desenhos grandes vão bem especialmente a estofados grandes. Já desenhos miúdos caem bem tanto em estofados de dimensões maiores como nos de tamanho reduzido. 


• Analise o estilo da peça em questão e tente se nortear por ele. Para uma poltrona de linhas retas, por exemplo, esqueça os românticos tecidos florais. 




• No quarto infantil, vale ousar: misture xadrez, poás e florais, desde que uma única cor prevaleça. Branco como pano de fundo ajuda nessas composições. 

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